Atma Jordão
Arte e Filosofia
Capa Meu Diário Textos Perfil Livro de Visitas Contato
Textos
Comentários da obra: Timeu - Platão


Qualquer pessoa que tenha o mínimo de senso sempre invoca a um deus antes de empreender toda tarefa, seja esta pequena ou grande.
Quanto a nós(Timeu e Sócrates), que temos a pretensão de proferir um discurso acerca do universo, de como foi sua origem, se é que a houve, é necessário que invoquemos deuses e deusas - se não quisermos caminhar inteiramente sem rumo - orando para que tudo aquilo que dissermos comece por ter a aprovação dele..

temos que começar com a seguinte distinção: o que é aquilo que "sempre é" e não tem "vir a ser" e aquilo que é "vier a se" e jamais é?


O "vir a ser" é aquilo que foi gerado, ao passo que "aquilo que sempre é" é aquilo que sempre existiu, ou seja, a causa sem causa.

responder se o universo ordenado sempre existiu, não tendo um princípio, ou se passou a existir(veio a ser) a partir de um principio. A resposta é que veio a ser(pois de fato é visível, tangível e possui um corpo, sendo portanto, sensivel, apreendida pela opinião e que envolve percepção sensorial, e como tais são coisas que "vêm a ser")
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 31/01/2021
Comentários